Dia 4 de maio (Quinta-feira) 
Subtema: A entrada do rei D. Sebastião e a Elevação de Lagos a Cidade 
O rei D. Sebastião visita, pela 1.ª vez, o Algarve em 1573. Está em Lagos entre os dias 19 e 24 de janeiro. Entra pela Rua Nova, que está apinhada de gente. É recebido por homens d’armas, mulheres e crianças. Há disparos de salvas e exercícios militares. Fica alojado na Casa do Alcaide-Mor. Faz orações na igreja Matriz, assiste a missas (no Mosteiro de S. Francisco e na Ermida de Nossa Senhora da Piedade), participa nos festejos em sua honra (há uma corrida de touros), passeia de barco e a cavalo, despacha, recebe o Bispo do Algarve, toma as suas refeições e ouve música. No dia 27 de janeiro, D. Sebastião encontrando-se em Silves, eleva Lagos a Cidade. 

Dia 5 de maio (Sexta-feira) Subtema: 
Lagos e o Império no tempo de D. Sebastião 
Durante o reinado de D. Sebastião ocorrem vários acontecimentos importantes nos diversos espaços e territórios portugueses em África, no Brasil, na Ásia e no Extremo Oriente. Além de fazer respeitar a soberania portuguesa e de garantir o controlo dos mares, o notável Vice-Rei da Índia, D. Luís de Ataíde, conquista Onor e Bracelor, na costa do Canará, em 1569. Em África, além do socorro prestado ao rei do Congo (1571), é fundada a cidade de São Paulo de Luanda, em Angola (1575). 
Já no Extremo Oriente, Nagasáqui passa a ser o porto fixo onde são acolhidos os comerciantes portugueses, sendo também local onde se estabelecem religiosos Jesuítas (1571). Quanto ao Brasil, neste reinado, legisla-se sobre a “Liberdade dos gentios das terras do Brasil e mais conquistas” (1570), partindo de Portugal um grande grupo de colonos e de Jesuítas, liderados pelo Governador D. Luís Fernandes de Vasconcelos (1570) e inicia-se a conquista de Paraíba (1574). 
No entanto, a atenção do monarca está concentrada em Marrocos, tendo-se deslocado a Ceuta e a Tânger (1574).
 
Dia 6 de maio (Sábado) 
Subtema: Lagos – Capital do Algarve 
O rei D. Sebastião nomeia D. Diogo de Sousa como primeiro Governador do Reino do Algarve, no dia 21 de julho de 1573. Desde esse ano até 1755, os governadores passaram a residir, não já no conhecido conjunto de muros ou Cerca, mas residiram no antigos muros ou Cerca, mas no doravante Castelo dos Governadores e Lagos torna-se, assim, a cidade mais importante e a capital do Reino do Algarve. 

Dia 7 de maio (Domingo) 
Subtema: A partida de D. Sebastião – Alcácer-Quibir e o Mito 
Em julho de 1578, D. Sebastião parte de Lagos rumo a Marrocos. Espera e deseja uma vitória militar os mouros do Norte de África, uma vitória que o coloque no mesmo patamar dos grandes Reis Portugueses que o antecederam. Espera a vitória e o seu regresso em triunfo a Portugal. Tal, porém, não aconteceu. O rei morre na Batalha de Alcácer-Quibir, a 4 de Agosto desse ano. A sua morte deu lugar ao mito do Sebastianismo, que está bem vivo em Lagos, sobretudo na estátua e no Tríptico da autoria do escultor e ceramista João Cutileiro.

Weather for the Following Location: Faro District map, Portugal